CSM Acessórios

Pêras ao Vinho Tinto

Inicial > A Vinícola > Receitas > Bolos e Sobremesas

Ingredientes:

1 xicara (café) de creme de cassis ou de groselha
6 pêras grandes, perfeitas e não muito maduras (com cabinhos)
1 folha de gelatina vermelha
2 pedaços de canela em casca
Limão (de preferência siciliano)
1 garrafa de Vinho Tinto de Mesa Suave Vô Luiz (750ml)
4 cravos da índia
½ quilo de açúcar

Modo de Preparo:

Lavar muito bem as pêras e, com faca afiada, descascar as frutas conservando os cabinhos. Colocar frutas e cascas em vasilhas separadas com água acidulada com limão. Conforme for descascando as pêras, vá retirando as sementes e partes duras com o auxílio de um pequeno boleador – este trabalho se faz com muito cuidado, a fim de não estragar a fruta.Conservar sempre na água com limão enquanto prepara a calda.

Calda:

Fazer, com o açúcar e um copo de água, uma calda rala. Juntar o vinho, a canela, os cravos e uma casquinha de limão. Tão logo comecar a ferver, juntar as cascas bem escorridas e arrumar na panela as pêras de pé com os cabinhos voltados para cima. Deixar a compota ferver em fogo bem brando por apenas 30 minutos. Retirar do fogo e deixar esfriar na própria calda até o dia seguinte.

Passar então a calda com as cascas no liquidificador (retirar antes os cravos, a canela e a casca de limão), colocar em uma panela as pêras com os cabinhos para cima e regar com a calda, o cassis e a gelatina dissolvida em banho-maria com um mínimo de água. Tornar a levar ao fogo, deixar ferver brandamente até que as frutas fiquem bem passadas pela calda e brilhantes. Retirar do fogo e deixar esfriar na calda. Servir simples ou com sorvete de creme.

Mais receitas

SIXINTERFACES